segunda-feira, 11 de novembro de 2013





Secretária Sony faz balanço de sua participação na 40ª Missão Econômica e de Amizade ao Japão e China



Turismo e Assuntos Internacionais
25/10/2013
Aumentar Fonte do Texto Diminuir Fonte do Texto
A Secretária Municipal de Turismo e Assuntos Internacionais, Sony Zerbato Felippe, representando o prefeito municipal Rogério Lorenzetti, participou entre os dias 02 e 16 de outubro da 40ª Missão Econômica e de Amizade ao Japão e China promovida pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná. A comitiva contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas entre empresários de diversos setores e lideranças políticas.
A missão tem como objetivo fomentar e consolidar a ampliação das negociações entre os países, estreitando ainda mais as relações em busca do mercado, acordos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e de amizade.
Além de visitas e contatos com empresas e governos tradicionalmente programados, a viajem contou ainda com alguns momentos especiais como a visita oficial ao prefeito de Toyohashi, Koichi Sahara, em retribuição a sua vinda a cidade de Paranavaí em 2012, quando foi assinado o protocolo de intenções de co-irmandade entre as duas cidades.
“O prefeito Sahara deixou muito clara a sua vontade de continuar o intercâmbio na área educacional que mantém com Paranavaí desde 2008. A nossa cidade já enviou cinco professores ao Japão e pretendemos enviar outros. Acreditamos que esse projeto é uma excelente oportunidade tanto para esses profissionais quanto para as nossas instituições de ensino, que acabam se beneficiando dessas experiências”, afirmou a secretária.
Sony aproveitou a oportunidade para fazer a entrega do projeto para a construção de um Centro Interdisciplinar de Ciências em Paranavaí – uma espécie de museu com amostras da flora e fauna local que poderá ser construído junto ao Parque Ouro Branco. O projeto foi entregue pela secretária e pela professora Drª Marilene Mieko Yamamoto Pires, coordenadora técnica do projeto junto a Unespar/Fafipa, ao Chefe da Divisão Educacional da Prefeitura de Toyohashi, Nagata Kenji.
COMEMORAÇÕES – Durante a viagem, a comitiva também participou de duas comemorações, sendo a primeira dos 40 anos da missão Paraná-Japão, na sede do governo da Província de Hyogo, com a participação do governador Toshizo Ido. A outra foi a comemoração dos 40 anos da irmandade entre Maringá e Kagogawa com a participação do prefeito Soichi Tarumoto e autoridades locais. 
“Japão é um país maravilhoso que chama a nossa atenção principalmente pela organização e limpeza. Fiquei muito impressionada também com a disciplina dos alunos durante uma de nossas visitas a uma Escola de Ensino Fundamental em Toyohashi. Lá os estudantes colaboram e são responsáveis pela limpeza e jardinagem da instituição, algo que eles levam muito a sério”, destacou Sony.
www.prefeituraparanavai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário